Vídeo

Galeria

Produção Florestal

Com cerca de 8.680 hectares, a área florestal da Companhia das Lezírias, apresenta povoamentos das quatro principais espécies de árvores da floresta portuguesa. Esta área é composta por:

  • 6.725 hectares de montado de sobro;
  • 971 hectares de povoamentos de pinheiro bravo;
  • 508 hectares de povoamentos de pinheiro manso;
  • 476 hectares de povoamentos puros de eucalipto.

(Mapa de Povoamentos)

Apesar dessa diversidade, verifica-se um predomínio do sobreiro, o que justifica que, para além dos produtos florestais como a cortiça, a madeira para serração, rolaria, as lenhas e as pinhas, seja possível fazer um uso múltiplo destas áreas através de actividades como a silvopastorícia, a caça, a apicultura, o sequestro de carbono, a pesca e diversas actividades de lazer.

Devido a esta diversidade de actividades, essencialmente relacionadas com o montado de sobro, grande parte da área florestal da Companhia das Lezírias (4.382 hectares) foi classificada como “Floresta Modelo” pelo Plano Regional de Ordenamento Florestal do Ribatejo, passando a desempenhar, mais do que nunca, um papel de referência e demonstração das melhores práticas de gestão. As boas características do montado de sobro da Companhia das Lezírias permitiram a inscrição no Registo Nacional de Materiais de Base (218 hectares) na categoria de Materiais Florestais de Reprodução Seleccionados (código SB 20 111).