Vídeo

Galeria

Cortiça

Com cerca de 6.725 ha, a Companhia das Lezírias possui uma das maiores áreas de montado de sobro em mancha contínua numa mesma exploração.

Paralelamente à sua importância ambiental, a sua importância económica é decisiva para a composição dos proveitos da empresa devido fundamentalmente à produção de cortiça.

Esta importância justifica, plenamente, o esforço que tem vindo a ser feito na melhoria da sua gestão, garantindo:

  • A sustentabilidade do montado, com especial incidência no aumento da sua área e respectivo adensamento, através, sobretudo, do aproveitamento da regeneração natural e da instalação de pastagens permanentes;
  • O reordenamento das tiragens, através da implementação de um plano elaborado e apresentado, em Maio de 2006, pelo Departamento de Engenharia Florestal do Instituto Superior de Agronomia, que permitirá garantir tiragens mais homogéneas e em áreas contínuas.

Esta melhoria contínua na gestão florestal e, nomeadamente, do montado, é complementada com aperfeiçoamentos e investimentos nos métodos e técnicas de tiragem e armazenamento da cortiça na pilha.

A tiragem é realizada, habitualmente, durante os meses de Junho, Julho e princípios de Agosto. Toda a cortiça, após tiragem, é pesada na báscula da empresa e empilhada em parque fechado e preparado para o efeito. Quando se procede à tiragem, são enviadas para laboratório amostras de todas as parcelas, com o objectivo de determinar o teor de humidade e a classificação do produto.

Neste processo cabe realçar o apoio prestado pela Associação dos Produtores Florestais de Coruche de que a CL é sócia desde a fundação.