Vídeo

Galeria

Madeira

Na área da Companhia das Lezírias, as espécies produtoras de lenho por excelência são o pinheiro bravo e o eucalipto. Apesar de a área de eucalipto existente ser de 476 ha, a maior parte desta está arrendada e sob gestão directa do grupo Portucel/Soporcel, gerindo a CL directamente apenas 10 ha.


O pinheiro bravo é a principal espécie produtora de madeira, o que se justifica pela qualidade das estações existentes.
A CL produz, habitualmente, madeira de serração, postes, fascina e lenhas, tendo produzido, nos últimos anos, em média, cerca de 2.800 toneladas de madeira verde para serração, por ano.


Desde o ano de 2000, com a despistagem do nematodo do pinheiro e as consequências nefastas que daí advieram para a floresta de pinheiro bravo da região, a CL tem vindo, em estreita colaboração com as autoridades florestais, a aplicar as medidas destinadas à contenção deste organismo. Como consequência deste problema, passou a vender uma quantidade apreciável de lenho de pinheiro bravo seco para estilha (em média, cerca de 2.600 toneladas por ano).



Apesar de uma melhoria nas condições de vegetação do sobreiro, e em virtude de possuir uma vasta área de montado, a CL vende ainda madeira dos sobreiros que secam, cujo destino é a produção de lenha para lareira (em média cerca de 1.950 toneladas por ano).