Comunicado BCSD

Comunicado BCSD

Rumo à COP27 que decorre a par3r de dia 6 no Egipto

BCSD Portugal defende implementação de 6 medidas essenciais para atngir metas do Acordo de Paris

  • 80 empresas e organizações signatárias do manifesto
  • Documento surge no contexto da COP27 sobre o clima e apresenta seis medidas cruciais para cumprir o Acordo de Paris

O BCSD Portugal, uma associação que junta mais de 140 empresas em Portugal para promover a sustentabilidade, lançou um manifesto para a COP 27 com seis medidas que considera essenciais para que as metas do Acordo de Paris sejam cumpridas.

Na véspera da COP27, que vai decorrer no Egipto até dia 18 de novembro, os membros do BCSD Portugal alertam que vivemos um “momento crítico para a concretização do Acordo de Paris sobre o clima, é fundamental que esta seja uma década de ação”.

O manifesto lembra que “até 2030, será necessário reduzir as emissões globais de gases com efeito de estufa em 45%, em comparação com os níveis de 2010 – o que implica uma redução anual até 2030 superior à que ocorreu em 2020 devido ao confinamento provocado pela pandemia COVID-19, agora sem as nossas vidas e economias confinadas”.

Neste sentido, os subscritores consideram que “é importante que da COP27 resultem contributos práticos e concretos”.

O BCSD Portugal pede a consolidação de um sistema de comércio de licenças de emissão global, nomeadamente através do alargamento dos mercados e sistemas de comércio de licenças de emissão de gases com efeito de estufa a nível global e o aprofundamento e concretização da Lei Europeia do Clima, incluindo a adoção de um esquema de incentivos mais robusto e de uma fiscalidade mais verde.

O financiamento necessário para a transição merece também menção no manifesto que exige ao setor financeiro que integre e valorize os diversos critérios ESG na matriz de avaliação para a concessão de empréstimos.

Para aumentar a transparência nos relatórios das empresas, o BCSD Portugal pede a definição de um standard universal para reporte de riscos, dependências e impactes ESG (ambientais, sociais e de governance). A promoção da inovação para a sustentabilidade e a promoção de soluções baseadas na natureza são também elencadas pelo manifesto do BCSD Portugal como prioridades.

Os subscritores do documento defendem que “o desenvolvimento claro destas linhas de atuação prioritárias na COP27 dará um contributo importante para uma economia global mais justa e livre de carbono. No que toca às empresas, a sua capacidade de inovação e investimento pode ser – já está a ser – transformadora. Assim, e por muito que em cada momento nos confrontemos com complexidades e desafios, o compromisso do BCSD Portugal e dos seus membros de combate às alterações climáticas não só se mantém, como deverá acelerar até 2030”.

O documento conta com cerca de 80 assinaturas e foi distribuído pela Lusa e alvo de noticia no jornal Público. O texto integral pode ser consultado no site.