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A CL

Órgãos Sociais

Mesa da Assembleia Geral

Cargo Nome Designação Mandato
Forma Data
Presidente Dr. João Filipe Chaveiro Libório Assembleia Geral 17-06-2021 2021 - 2023
Secretário Dr. Pedro Leonel Coquenim de Azevedo Canteiro Assembleia Geral 17-06-2021 2021 – 2023

 

Conselho Fiscal

Cargo Nome Designação Mandato
Forma Data
Presidente

Dr. José Manuel Fusco Gato

Assembleia Geral

17-06-2021

2021 - 2023
Vogal

Dra. Vanda Cristina Dias Marques

Assembleia Geral

17-06-2021

2021 – 2023
Vogal

RSM & Associados, SROC, Lda., ROC n.º 21, representada pelo Dr. Joaquim Patrício da Silva, ROC n.º 320

Assembleia Geral

17-06-2021

2021 – 2023

Vogal Suplente Dr. António Jose Lino Patrocínios Santos Assembleia Geral 17-06-2021

2021 – 2023

 

Conselho de Administração

Cargo Nome Designação Mandato
Forma Data
Presidente Prof. Dr. António João Coelho de Sousa Assembleia Geral 17-06-2021 2021 – 2023
Vogal Dra. Georgete Marques Félix Assembleia Geral 17-06-2021 2021 – 2023
Vogal Eng.ª Maria Isabel Ramos de Figueiredo Vinagre Assembleia Geral 17-05-2021 2021 – 2023
  • Resumo curricular dos membros da mesa da Assembleia Geral

    Presidente: Dr. João Filipe Chaveiro Libório

     

    HABILITAÇÕES ACADÉMICAS

    Licenciatura em Economia e Gestão de Empresas - Opção Economia

    EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

    De 2007 a 2011 - Director Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo

    De 2009 a 2011 - Presidente da Entidade Regional da Reserva Agrícola Nacional do Alentejo

    Se 2007 a 2011 - Membro da Autoridade de Gestão do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER)

    De 2007 a 2011 - Coordenador da Medida Maris da Intervenção Operacional Regional do Alentejo

    De 2005 a 2007 - Secretário Geral do Ministério da Agricultura do Desenvolvimento Rural e das Pescas

    De 2003 a 2005 - Administrador não Executivo na Empresa Águas do Centro Alentejo

    De 1996 a 2002 - Secretário Geral do Ministério da Agricultura do Desenvolvimento Rural e das Pescas

    De 1986 a 1996 - Director de Serviços de Gestão e Administração da Direcção Regional de Agricultura do Alentejo

    De 1981 a 1986 - Chefe de Repartição de Administração Financeira da Direcção Regional de Agricultura do Alentejo

    De 1979 a 1981 - Técnico Comercial da Companhia Europeia de Seguros

    De 1972 a 1979 - Professor dos Ensinos Preparatório e Secundário

    Outras Actividades:

    De 2013 a 2017 - Vereador sem pelouros na Câmara Municipal de Mora

    De 2009 a 2013 - Deputado Municipal na Câmara Municipal de Mora

    De 2002 a 2005 - Vereador Executivo na Câmara Municipal de Évora

    Formação Profissional:

    Participação em várias acções e seminários entre os quais:

    Em 2007 - Acção de Formação em Gestão por Objectivos com Balanced Score Card

    Em 2006 - Participação em Tampere, Finlândia, na 4ª Conferência para a Qualidade nas Administrações Públicas da União Europeia

    Em 1990 - Frequência de acção de formação sobre Gestão Financeira e o Desenvolvimento na Empresa no Centro de Informação, Formação e Aperfeiçoamento em Gestão (CIFAG)

    Em 1987 - Participação no Seminário "Portugal na Comunidade Europeia" organizado pela Secretaria de Estado da Integração Europeia e Comissão de Coordenação da Região Alentejo

     

    Secretário: Dr. Pedro Leonel Coquenim de Azevedo Canteiro

     

    HABILITAÇÕES ACADÉMICAS

    Licenciado em Gestão de Empresas (pré Bolonha), pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (2003/2007)

    EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

    Técnico na Área Comercial na empresa Montepio Geral (2007/2008)

    Auditor financeiro na empresa BDO & Associados, SROC, Lda. (2008/2018)

    Economista na Área de acompanhamento das participadas na empresa Parpública – Participações Públicas (SGPS), S.A. (2018/----)

  • Resumo curricular dos membros do Conselho de Admnistração

    Presidente: Prof. Dr. António João Coelho de Sousa
    Doutoramento em Gestão, com especialização em Estratégia Empresarial - Universidade de Évora (2000). Master of Science en Management et Economie Agroalimentaire - Institut Agronomique de Montpellier (1991). Post-graduation en Economie Agro-Alimentaire (1990) - Centre International des Études Agronomiques Méditerranéennes de Montpellier. Licenciatura em Gestão de Empresas (1987), com especialização em empresas agrícolas - Universidade de Évora.
    É professor no Departamento de Gestão da Universidade de Évora. Presidente do Círculo Ibérico de Economia Empresarial (CIBECEM), rede ibérica de equipas de investigação de oito universidades fronteiriças (Portugal e Espanha). Membro do Conselho Geral da Universidade de Évora (órgão de orientação estratégica da instituição, em representação dos seus Professores e Investigadores).
    Foi Presidente do Conselho de Administração da Companhia das Lezírias, SA. (2010-2011). Foi Presidente do Conselho de Administração da Fundação Alter Real. Foi Vice-Presidente do Conselho de Administração da Orivárzea, SA. Foi Diretor do Departamento de Gestão da Universidade de Évora. Foi Vice-Diretor do CEFAGE - Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia (com menção Excelente pela FCT). Foi Membro da Mesa da Assembleia Geral da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Guadiana Interior. Foi Presidente do Conselho Fiscal da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Alcáçovas e Viana do Alentejo. Foi coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Estratégico da Universidade de Évora. Foi consultor da APS-Administração do Porto de Sines, para as áreas do Controlo de Gestão e da Avaliação de Desempenho. Foi consultor da empresa Augusto Mateus & Associados, para a área da Gestão Estratégica (setor vitivinícola) no projeto Plano Regional de Inovação do Alentejo.
    Tem diversas publicações, científicas e de divulgação, nacionais e internacionais, algumas delas distinguidas pela comunidade científica (prémio de melhor artigo no Congresso Luso-Brasileiro de Estratégia - ELBE 2008, Lisboa, ISCTE; prémio nacional Rogério Fernandes Ferreira 2011, com um artigo, em co-autoria, na área das relações entre Sistemas de Contabilidade de Gestão e Capital Intelectual).
    Orientador de mais de duas dezenas de dissertações de mestrado em Gestão concluídas. Orientador de sete teses de doutoramento em Gestão concluídas. Conferencista em diversos eventos científicos. É membro da Ordem dos Contabilistas Certificados.

    Vogal: Dra. Georgete Marques Félix
    Licenciada em Contabilidade e Administração, ramo de Auditoria (Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, com curso de mestrado em Gestão (componente curricular) na área de especialização de Setor Público e Administrativo (Universidade de Évora), com cursos de pós-graduação em Corporate Finance (Centro de Investigação de Direito Privado/Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa) e em Finanças e Gestão do Setor Público (Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal/ Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa), tendo também concluído o Programa de Finanças, Controlo de Gestão e Sustentabilidade (ISEG Executive Education /IDEFE). Graduada com o Curso Avançado de Gestão Pública. Tem formação complementar nas áreas de gestão pública, gestão estratégica, liderança, desenvolvimento organizacional, sustentabilidade e gestão de recursos humanos, gestão e avaliação de projetos, gestão financeira e orçamental e jurídica. 
    Exerceu funções de Chefe da Divisão de Contabilidade e Orçamento no Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. (2018), de Vogal Executiva do Conselho Diretivo do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P. (2015 a 2017), de Diretora do Departamento de Gestão Financeira e Administração (2010-2015) e de Coordenadora do Setor de Gestão Financeira, de Recursos Humanos e Serviços Gerais (2007 a 2010) no Instituto da Vinha e do Vinho, I.P., sendo técnica superior do quadro deste Instituto desde 2004. Anteriormente exerceu funções no Instituto para a Inovação na Formação, I.P., na Direção Geral de Administração da Justiça e na Direção Regional de Educação do Centro.
    Outras informações curriculares:
    Membro da Ordem dos Contabilistas Certificados; Certificado de Competências Pedagógicas de Formador; Graduada pela Wine and Spirits Education Trust (WSET) com o Level 1 “Award in Wines” e Level 2 “Award in Wines and Spirits”; Direção do Grupo de Trabalho de Implementação do Sistema de Controlo Interno no IHRU, I.P. (2015-2017); Representante do IVV, I.P. no Grupo de Trabalho, criado no âmbito da Fiscalidade Agrícola pelos Secretários de Estado dos Assuntos Fiscais e da Agricultura, responsável pela apresentação da proposta de aplicação do “Regime Forfetário dos Produtores Agrícolas-Imposto Sobre o Valor Acrescentado”, introduzido pela LOE 2015; Participação no projeto de revisão legislativa e coordenação da implementação do novo regime das taxas sobre os vinhos e os produtos vitivinícolas (2012-2013); Membro da equipa de projeto de implementação do Sistema de Informação da Vinha e do Vinho (SIvv) (2007) e do SIvv 3.0. (2014/2015); Representante do Ministério do Ambiente na Delegação Portuguesa que apresentou a Defesa dos 15.º a 17.º Relatórios da Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, perante o Comité de Eliminação da Discriminação Racial (CERD/ONU) em Genebra (2016), na temática da Habitação.


    Vogal: Eng.ª Maria Isabel Ramos de Figueiredo Vinagre
    Licenciada em Engenharia Civil (pré Bolonha 5 anos), pelo Instituto Superior Técnico (IST) e pós-Graduada em Técnicas de gestão Empresarial para Engenheiros, no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).
    Administradora na Companhia das Lezírias, S.A.
    Foi Presidente da Comissão Técnica, CT 144 – Serviços turísticos no âmbito do Sistema Português da Qualidade (2011 a 2018); foi Diretora de Relações Institucionais na Sonae Turismo (2007 a 2010); foi Subdiretora-Geral da Direção-Geral do Turismo (2002 a 2007); foi Diretora do Gabinete de Auditoria Interna no Instituto de Financiamento e Apoio ao Turismo (2001 a 2002); foi Diretora de Serviços de Projetos e Equipamentos Turísticos da Direção-Geral do Turismo (1998 a 2001); foi Chefe de Divisão de Projetos e Instalações Turísticas da Direção-Geral do Turismo (1995 a 1998).
    Foi representante do Ministério da Economia no Comitê Técnico da International Organization for Standardization (ISO), (2012 a 2017); Vogal efetivo do Conselho Superior de Estatística, 2005; Vogal do Conselho Consultivo de Jogos, 2002; Membro da Comissão de Utilidade Turística, 1998; Vogal do Conselho Nacional da Caça, 1998; Representante na RIMA – Rede Interministerial de Modernização Administrativa; Representante na Comissão de Acompanhamento do Projeto Albufeiras de Portugal.
    É membro da Ordem dos Engenheiros.

  • Resumo curricular dos membros do Conselho Fiscal

    Presidente: Dr. José Manuel Fusco Gato

     

    Formação académica :

    Licenciatura em Gestão e Organização de Empresas pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE)

    Especialização em Contabilidade e Auditoria pela Universidade de Évora

    Pós-Graduação em Gestão Pública pelo Instituto Superior de Gestão (ISG)

    Atividade profissional:

    Desde 2016 - Diretor de Serviços na Direção Geral do Tesouro e Finanças (Gabinete de Apoio e Coordenação do Sector Empresarial do Estado).

    Desde 2016 - Vogal do Conselho Fiscal da Oitante, S.A.

    De 2018 a 2021 - Presidente do Conselho Fiscal da RTP – Radio e Televisão de Portugal, S.A.

    De 2012 a 2018 – Vogal do Conselho Fiscal da RTP – Radio e Televisão de Portugal, S.A.

    De 2014 a 2017 - Vogal do Conselho Fiscal da SOFID - Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento, Instituição Financeira de Crédito, S.A.

    De 2012 a 2016 – Técnico Superior na Direção Geral do Tesouro e Finanças (Gabinete de Apoio e Coordenação do Sector Empresarial do Estado).

    De 2008 a 2011 - Diretor de Serviços na direção do acompanhamento das Empresas e Parcerias Público-Privadas, no Gabinete de Planeamento Estratégico e Relações Internacionais do Ministério das Obras Pública Transportes e Comunicações.

    De 1996 a 2007 - Inspetor na Inspeção-Geral de Finanças (IGF)

     

    Vogal: Dra. Vanda Cristina Dias Marques

     

    Formação Académica/Qualificações Académicas:

    Curso de Licenciatura em Gestão de Empresas – ISG – 1995/2000

    Pós-Graduação em Análise Financeira – ISEG/IDEFE – 2002/2003

    Especialização em Fiscalidade – ISCTE/OVERGEST – 2004/2005

    Experiência Profissional:

    Atualmente é parte integrante da Direção de Assessoria Técnica e Acompanhamento de Empresas da PARPÚBLICA – PARTICIPAÇÕES PÚBLICAS SGPS, S.A.

    - Apoio à Direção e Órgãos de Gestão na vertente de acompanhamento financeiro e técnico das participadas do Grupo PARPÚBLICA;

    - Preparação e acompanhamento dos processos de compra e/ou venda de ativos;

    - Análise financeira, análise das demonstrações financeiras e outros reportes financeiros com vista à produção de recomendações;

    - Acompanhamento dos principais rácios de gestão, relatórios de evolução, identificação de variáveis estratégicas por empresa ou grupo de empresas que permitam o acompanhamento do modelo de negócio;

    - Total apoio na elaboração dos planos de atividade e orçamento;

    - Responsável pelo acompanhamento das participadas da Parpública no que diz respeito à prestação de informação financeira;

    - Responsável pelo reporte de informação para as Entidades de Supervisão e Controlo (como sejam Direção Geral do Tesouro e Finanças, Direção Geral do Orçamento, Inspeção Geral de Finanças, Tribunal de Contas, Banco de Portugal, CMVM, entre outras);

    - Responsável pela fiabilidade e controlo da informação prestada pelas participadas da PARPÚBLICA;

    - Responsável pelo acompanhamento/atualização do SIRIEF – Sistema de reporte de informação financeira junto das participadas.

    Anteriormente em outros cargos (como requisitada à PARPÚBLICA SGPS S.A.), foi Assessora do Secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas Transportes e Comunicações no ano 2007/2008.

    - Responsável pelo acompanhamento dos processos relativos às Concessões: Túnel do Marão, Douro Litoral, Grande Lisboa, Douro Interior, AE Transmontana, Baixo Tejo, Baixo Alentejo, Litoral Oeste, Algarve Litoral, Pinhal Interior, AE Centro, Alto Alentejo (Responsável pela análise das propostas dos concorrentes, estudos económicos e financeiros, análise de viabilidade económica e estrutura de financiamento)

    - Responsável pela implementação do Modelo de Gestão e Financiamento da Rede Rodoviária.

    - Preparação do estudo de regime de cobrança de taxas de portagem em todas as auto-estradas sem custos para o utilizador (SCUT).

    - Colaboração na apresentação de candidaturas a financiamento comunitário no âmbito do Programa Operacional de Valorização do Território (POVT) relativas a projectos a desenvolver em PPP.

     

    ROC: Dr. Joaquim Patrício da Silva

    HABILITAÇÕES ACADÉMICAS
    •    Licenciado em Finanças, em 1968, pelo ISCEF – Instituo Superior de Ciências Económicas e Financeiras
    •    Curso de Especialização em Advanced Management nos Estados Unidos da América (8 meses, em 1976).
    EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
    •    Director Financeiro da Companhia Mineira do Lobito, S.A – (1968/73)
    •    Director Financeiro da ICESA – Construção Imobiliária – (1974/77)
    •    Director Financeiro da ORMIS – Embalagens Metálicas, S.A. – (1977/78)
    •    Director Financeiro da SECURITAS – Vigilância e alarmes, S.A. – (1978/81)
    •    Membro de Órgãos de Fiscalização, na qualidade de Revisor Oficial de Contas e no Conselho Fiscal de várias empresas nacionais e estrangeiras, desde 1978
    •    Frequência de vários cursos de formação profissional ministrados em Portugal e no estrangeiro.

    OUTRAS QUALIFICAÇÕES TÉCNICAS
    •    Revisor Oficial de Contas, nº 320, desde 1978
    •    Administrador Judicial, Gestor e Liquidatário Judicial
    •    Administrador de Insolvência (Dec-Lei nº 32/2004, 22 de Julho)
    •    Membro da AEPPC – Association Européenne des Praticièns des Procedures
    Collectives / INSOL – European Insolvency Practioners Association
    •    Perito Independente (artº 93º da Lei Geral Tributária)

    ATIVIDADES DESEMPENHADAS
    •    Membro Suplente do Conselho Diretivo da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas
    •    Membro do Conselho Superior da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas
    •    Membro do Conselho de Inscrição da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas
    •    Membro da Comissão de Estágio da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas
    •    Controlador da Comissão de Controlo da Qualidade da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas
    •    Docente na Cadeira de Gestão Financeira, no ISLA em 1977/79.


    ROC Suplente: Dr. António José Patrocínio Santos

    HABILITAÇÕES ACADÉMICAS
    •    - Licenciado em Finanças, pelo ISCEF (atual ISEG), em 1975

    EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
    •    Responsável Administrativo e Financeiro na CIPOL – Companhia Internacional de Petróleos, S.A. (Empresa petrolífera do Grupo Sousa Cintra) - (1994/98)
    •    Responsável Administrativo e Financeiro na MITSUBISHI MOTORS DE PORTUGAL, S.A. - (1992/94)
    •    Responsável Administrativo e Financeiro na CONSTRUDATA, LDA. (Empresa do grupo americano Mc Graw Hill) – (1989/92)

    OUTRAS QUALIFICAÇÕES TÉCNICAS
    •    Revisor Oficial de Contas, nº 840, desde 1992
    •    Membro da Ordem dos Economistas
    •    Membro da Ordem dos Contabilistas Certificados
    •    Frequência de vários Cursos de formação profissional nas áreas da auditoria, contabilidade e fiscalidade
    •    Especialização em Risk-Management

    ACTIVIDADES DESEMPENHADAS
    •    Docente nas Cadeiras de Contabilidade e Economia, em 1976/85
    •    Membro da Comissão de Controlo da Qualidade da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas
    •    Membro da Comissão de Inspection Program da RSM International.

  • Remunerações dos membros da mesa da Assembleia Geral

    Mandato

    (Início - Fim)

    Cargo Nome
    Valor da Senha Fixado (€) Valor Bruto Auferido (€) Encargos Patronais Seguro de Acidentes de Trabalho Custo Total

    2018 – 2020

    Presidente

     Dr. João Libório

    500.00 500.00 118.75 11.68 630.43

    2018 – 2020

    Secretário

     Dr. Pedro Canteiro

    350.00 350.00 83.13 8.18 441.31
          850.00 850.00 201.88 19.86 1,071.74


     

  • Remunerações dos membros do Conselho de Administração
    Membro do Orgão de Administração Designação

    Fixado (S/N)

    Classificação (A/B/C) Remuneração Mensal Bruta
    Vencimento Despesas de Representação Data
    António Sousa Sim C

    4,578.20

    1,831.28

    2018/05/22

    Georgete Félix

    Sim

    C

    3,662.56

    1,465.03

    2018/05/22

    Isabel Vinagre

    Sim

    C

    3,662.56

    1,465.03

    2018/05/22

     

    Membro do Orgão de Administração Remuneração Anual

    Fixa (1)

    Variável (2)

    Valor Bruto (3)=(1)+(2)

    Reduções Remuneratórias (4)

    Valor Bruto Final (5)=(3)-(4)

    Lei 12-A/2010
    António Sousa

    86,070.16

    n.a.

    86,070.16

    4,303.46  
    Georgete Félix

    68,856,20

    n.a.

    68,856,20

    3,442.82  
    Isabel Vinagre

    68,856,20

    n.a.

    68,856,20

    3,442.82  
    Total 223,782.56 n.a. 223,782.56 11,189.10  

     

    Membro do Orgão de Administração

    Benefícios Sociais (€)

    Subsidio de Refeição

    Regime de Protecção Social Encargo Anual Encargo Anual Outros
    Valor/Dia Montante Pago Ano (A) Identificar Encargo Anual Seguro de Saúde Seguro de Vida Identificar Valor
    António Sousa

    6.91

    1,386.18

    CGA

    19,419.60

    n.a.

    n.a.

    (a)

    100.00

    Georgete Félix

    6.91

    1,513.29

    CGA

    15,535.64

    n.a.

    n.a.

    (a)

    0.00

    Isabel Vinagre

    6.91

    1,305.99

    CGA

    15,535.64

    n.a.

    n.a.

    (a)

    100.00

    Total   4,187.46   50,490.88 n.a. n.a. n.a.

    200.00

    (a) Subsídio de Saúde + Subsídio de Estudo dependentes

     

    Membro do CA

    Encargos com Viaturas

    Viatura Atri-buída

    Celebração de Contrato Valor de refe-rência de Viatura (€) Moda-lidade Ano Início Ano Termo
    Valor da Renda Mensal (€) Gasto Anual com Rendas (€)

    Nº de Prestações Contra-tuais Rema-nescentes

    António Sousa Sim Sim 58,431.21

    Renting

    2018 2022

    533.17

    7,664.40

    19

    Georgete Félix

    Sim

    Sim 60,397.39

    Renting

    2018 2022

    501.41

    7,188.00

    19

    Isabel Vinagre

    Sim

    Sim 60,397.39

    Renting

    2018 2022

    501.41

    7,186.92

    19

     

     

     

     

     

     

     

    Membro do CA

    Gastos anuais associados a Deslocações em Serviço (€)

    Deslocações em Serviço Custos com Alojamento
    Ajudas de Custo Outras

    GastoTotal com Viagens (∑)

    Identificar Valor
    António Sousa

    22.45

    0.00

    n.a.

    n.a.

    n.a.

    22.45

    Georgete Félix

    564.76

    68.64

    281.16

    n.a.

    n.a.

    914.56

    Isabel Vinagre

    206.90

    250.00

    n.a.

    n.a.

    n.a.

    456.90

  • Remunerações dos membros do Revisor Oficial de Contas
    Nome Valor Anual do Contrato de Prestação de Serviços (€)

    Valor Anual de Serviços Adicionais (€)

    Valor (1) Reduções (2) Reversão (3)

    Valor Final (4)=(1)-(2)+(3)

    RSM & Associados - SROC representada por Joaquim Patrício da Silva

    17305,56

    n.a.

    n.a.

    17305,56

    n.a.

    António José Patrocínio Santos

    n.a.

    n.a.

    n.a. n.a.

    n.a.